quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Carta Aberta de Apoio à Família Merlino e de repúdio á tortura

Osasco, 12 de agosto de 2008.
Carta Aberta de Apoio à Família Merlino e de repúdio á tortura.

O Sindicato dos Químicos Unificados - Campinas, Osasco e Vinhedo manifesta totalsolidariedade e apoio à família de Luiz Merlino e aos Procuradores Federais pela coragem e valor pessoal na apresentação da ação contra os coronéis do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra e Audir Santos Maciel, ex-chefes do DOI-CODI, um dos maiores centros de tortura do tempo da ditadura militar. Ali morreram da maneira mais cruel dezenas de militantes políticos, que batalharam pela democracia e pela liberdade. Concordamos também com a mesma ação de exigência de responsabilidade do Exército pela impossibilidade de acesso a documentos históricos do país.Nosso Sindicato espera que esta ação prospere de forma rápida e definitiva, para que a Justiça, tão ansiosamente reclamada pelos seus membros, possa ser finalmente feita. Os ex-chefes do DOI-CODI devem ser ouvidos pela Justiça - juntamente com seus subordinados - para que dezenas de mortes e desaparecimentos possam ser finalmente esclarecidos .Esperamos que esta ação judicial seja a primeira de todas as que forem necessárias para que os responsáveis por estes crimes infames sejam execrados perante a opinião publica e condenados penal e moralmente. Será a primeira vez que um responsável do aparelho repressivo da ditadura no Brasil prestará contas de uma morte sob tortura. Mesmo que simbólica, cremos tal condenação que será um precedente histórico na luta por liberdade e justiça.

Repetimos abaixo palavras de Michel Lowy, para lembrar o significado de Luiz \Merlino e outros companheiros e companheiras na história deste país:
O que sobra é a integridade de um indivíduo, sua decisão de arriscar a vida pela causa da liberdade, da democracia, da emancipação dos trabalhadores, do socialismo. Para o Luiz Eduardo Merlino, voltar ao Brasil era uma clara exigência moral e política, uma espécie de "imperativo categórico" que não aceitava recuos ou concessões.Certas pessoas, que na época partilhavam da luta de "Nicolau", mas hoje se converteram ao social-liberalismo(...) pretendem que o comportamento daqueles que no Brasil e na América Latina arriscaram e perderam sua vida na luta desigual contra as ditaduras do continente, eram movidos por um "espírito suicida". Nada mais absurdo. Luiz Eduardo amava a vida, amava sua companheira e não tinha a mínima vocação para o suicídio. O que o levou a tomar a decisão que tomou e lhe custou a vida, foi simplesmente um sentimento de dever, uma ética, um compromisso com os companheiros de luta. A historia do futuro não se fará sem a memória de nossos amigos e companheiros martirizados.

Esta luta é de todos nós.

Sindicato dos Químicos Unificados - Campinas, Osasco e Vinhedo.

Regional Campinas: 19 - 3735-4900/ Regional Osasco: 11-36085411 /Regional Vinhedo: 3886.6264

Nenhum comentário: