terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Gilvan Rocha lança livro com memórias políticas

Vida de militância
O livro resgata suas memórias políticas, numa espécie de autobiografia. Gilvan participou de lutas na Ditadura Militar, da criação do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSol), onde milita atualmente

26 Nov 2008 - 01h15min

O empresário Gilvan Rocha, 66, lança hoje, às 19 horas, na Assembléia Legislativa, o livro Meio Século de Caminhada Socialista. O livro resgata suas memórias políticas, numa espécie de autobiografia. Gilvan participou de lutas na Ditadura Militar, da criação do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSol), onde milita atualmente. Pernambucano, mas "cearense de coração", como faz questão de dizer, Gilvan começou a militância política em 1958. Então com 16 anos, ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Em 1962, participou de uma guerrilha em Goiás, em um movimento nacionalista que lutava pelo fim da dependência brasileira aos Estados Unidos. Preso, permaneceu sob guarda do Exército. Com ajuda da maçonaria fugiu para Pernambuco. A partir de então ele integrou a Vanguarda Leninista, movimento que propunha uma revolução socialista. A revolta veio abaixo com o golpe militar de 1964.
Gilvan acabou preso e, tempos depois, liberado, sob condição de se reapresentar em oito dias. Descumpriu a ordem e fugiu para a Paraíba e, de lá, para Solonópole, no Ceará. Clandestino, Gilvan passou a se chamar Clovis Tavares Pinheiro. Veio para Fortaleza, onde, militando clandestinamente, conheceu Ester Rocha, com quem se casou.
Descoberto pela repressão militar, acabou exilado na Argentina, depois em Portugal e Venezuela. Voltou para o Brasil, com o nome de Samuel Franco de Freitas Pinto. Beneficiado pela lei de anistia, em 1979, chegou ao Ceará, depois de curta passagem pelo Maranhão. A criação do PT passou a ser o foco do militante. No partido, participou ativamente da primeira eleição para governador no Ceará, da vitória de Maria Luíza Fontenele em Fortaleza e da histórica eleição de 1989, na qual Luiz Inácio Lula da Silva perdeu para Fernando Collor.
Saiu do PT em 1994 e ingressou no Partido Socialista Brasileiro (PSB), de onde saiu para participar da fundação do PSol em 2003. Militante ativo, ele defende que "somente o socialismo poderá resolver os principais problemas enfrentados no mundo atualmente".
Serviço Lançamento do livro Meio Século de Caminhada Socialista Local: Assembléia Legislativa Horário: 19 horas Preço: R$ 20

Nenhum comentário: