terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Vannuchi defende punição de torturadores para honrar Lula

Enviado por Ricardo Noblat -
1.12.2008
17h50m

O ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) admitiu hoje que seu posicionamento em relação aos temas da ditadura tem desagradado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de defender a abertura dos arquivos da ditadura, Vannuchi apóia a punição dos torturadores da ditadura por entender que a Lei de Anistia não os beneficiaria.

Para Vannuchi, essa defesa tem de ser feita para honrar a biografia do presidente Lula. "Estou mexendo, vou continuar mexendo [...]. Ao fazê-lo, estou observando também pela sua própria biografia. O senhor não pode terminar oito anos [de mandato] sem ter uma solução para esse tema. Pode não ser a ideal, pode não ser a desejada por todos nós, mas que seja pelo menos uma solução", disse Vannuchi, contando conversa que teve com o presidente.

Atualização das 23h20 - Da Folha Online: "Diferentemente do que foi informado em Vannuchi diz que defende punição de torturadores para honrar biografia do presidente (Brasil - 17h26), o ministro não disse que a defesa da punição do crime de tortura na ditadura desagrada o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto foi corrigido".

Nenhum comentário: