sábado, 8 de novembro de 2008

Anistia: Clube Militar acusa Tarso e Vannucchi de interesse eleitoral

Publicada em 06/11/2008 às 23h57m
Demétrio Weber

BRASÍLIA - O Clube Militar, que reúne militares aposentados, divulgou nota nesta quinta-feira em que acusa os ministros Tarso Genro (Justiça) e Paulo Vannucchi (Direitos Humanos) de agir com interesses políticos, de olho nas eleições de 2010, ao pedirem a punição de torturadores do regime militar. A nota elogia a atuação da Advocacia Geral da União (AGU) na defesa dos coronéis Carlos Alberto Brilhante Ustra e Audir dos Santos Maciel, acusados de torturar presos políticos na década de 1970. E lamenta que Vannucchi não tenha cumprido a ameaça de deixar o governo, acusando-o de agarrar-se às benesses do cargo.

A assessoria de Vannucchi anunciou que ele entregará nesta sexta-feira à AGU o pedido para que o órgão reveja sua posição. Vannuchi se encontra pela manhã com o advogado-geral-adjunto Evandro Gama.

Para o Clube Militar, Tarso e Vannucchi agem de forma "inoportuna e facciosa", uma vez que a Lei de Anistia teria encerrado a questão.

O Ministério Público Federal move ação na Justiça Federal contra os dois militares e a União. O MP quer que os militares indenizem o governo pelos gastos com indenizações a vítimas da ditadura. A AGU, que defende a União, contesta, argumentando que a Lei de Anistia, de 1979, perdoou crimes praticados na ditadura.

O Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, que reúne entidades representativas dos Advogados da União, Procuradores da Fazenda Nacional, Procuradores Federais e Procuradores do Banco Central, divulgou nota em defesa dos advogados da União. Segundo o fórum, eles agiram tecnicamente para proteger os interesses da União.

Nenhum comentário: