segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Tarso Genro nega saída do Ministério da Justiça


O ministro da Justiça, Tarso Genro, negou hoje (6) que esteja deixando o cargo. Ele afirmou também que não está “magoado” diante das discussões em torno da Lei da Anistia.

“São boatos ou, efetivamente, lobby de algum grupo que esteja sendo investigado pela Polícia Federal ou de fora do mundo político querendo instrumentalizar e ter ganhos políticos perante o ministério da Justiça”, disse.

As afirmações foram feitas em resposta à reportagem do jornal Valor Econômico, que afirmou que ele está “com o pé fora do ministério”, devido seu posicionamento contrário a um parecer da Advocacia Geral da União (AGU), que estenderia o benefício da anistia a todos os que cometeram crimes na época da ditadura.

A AGU se manifestou, em processo movido pelo Ministério Público Federal, favorável ao entendimento de que a Lei da Anistia abrange os atos praticados por agentes de Estado, em virtude do caráter amplo, geral e irrestrito do benefício. Ou seja, a lei também beneficiaria policiais e militares que praticaram atos de tortura durante o regime militar.

“Integro um governo plural e tenho uma firme referência na liderança que o presidente impõe no governo”, afirmou Genro, deixando claro que não questionará qualquer decisão do presidente Lula quanto à questão.

Da Agência Brasil

Nenhum comentário: