sábado, 8 de novembro de 2008

Coronel da ditadura argentina é condenado à prisão perpétua

BUENOS AIRES (AFP) — O coronel da reserva Alberto Barda (80 anos) foi condenado nesta quarta-feira à prisão perpétua por crimes cometidos num centro clandestino de detenção durante a ditadura na Argentina (1976/83). A leitura da sentença foi transmitida ao vivo pela televisão local.

A Justiça também condenou os militares Hipólito Mariani e César Cómes, ambos de 82 anos, a 25 anos de prisão por seqüestro e tortura de opositores no centro clandestino da Força Aérea chamado Mansión Seré, em Morón (província de Buenos Aires, oeste).

Barda atuou no centro ilegal conhecido como "La Cueva", na cidade de Mar del Plata, 400 km ao sul da capital, onde foi comandante do Grupo de Artilharia 601.

O militar foi considerado culpado pelo assassinato de Jorge Candeloro, um de dos desaparecidos na chamada "Noche de las Corbatas", na qual foram seqüestrados vários advogados de Mar del Plata.

Também foi condenado pelo assassinato de Analía Magliaro, uma jovem capturada em La Plata (50 km ao sul de Buenos Aires) e assassinada.

Mariani e Cómes atuaram em Mansión Seré, um local emblemático do aparelho de terrorismo de Estado e que havia sido Clube de Oficiais da VII Brigada Aérea de Morón.

Os horrores no local foram descobertos no dia 24 de março de 1978, quando quatro pessoas conseguiram fugir em meio a sessões de tortura, totalmente nuas e algemadas.

Os protagonistas da odisséia foram Claudio Tamburrini, Daniel Rossomano, Carlos García e Guillermo Fernández, que conseguiram abrir uma janela de onde puralam com a ajuda de uma corda feita de trapos.

Depois da fuga - levada ao cinema a partir do relato de Tamburrini - o local foi desmantelado e os presos, libertados; permanece desaparecido um deles, Juan Carlos Brid.

Mansión Seré foi incendiada e dinamitada pelos militares e em seu lugar funciona agora a "Casa da Memória e da Vida".

O prédio foi transformado num centro desportivo no qual, no dia 24 de março passado, aniversário do golpe de Estado de 1976, foi disputada uma partida de "Futebol pela Vida".

Nenhum comentário: