sábado, 8 de novembro de 2008

Tortura, crime contra a humanidade. Um debate urgente e necessário


" Tortura, crime contra a humanidade. Um debate urgente e necessário é o tema de capa da edição 269 da IHU On-Line, de 18-08-2008. Contribuem para essa discussão Lenio Streck, Alfredo Jerusalinsky, Cecília Pires, Alfredo Culleton, Deisy Ventura, Roberto Romano, Dalmo Dallari, Kathryn Sikkink, Ovídio Baptista e Eliezer Rizzo de Oliveira. "

acesse os artigos através do link:

Alfredo Jerusalinsky: A impunidade alenta o retorno da barbárie
" Para o psicanalista argentino Alfredo Jerusalinsky, “o fato de que as pessoas vitimadas estejam vivas ou mortas não muda a dignidade devida ao sujeito em causa. O sujeito não se extingue pela morte do indivíduo, ele continua – quando é vitima – sendo... "


Cecília Pires: “Não se deve confundir o perdão com o esquecimento”
" A filósofa Cecília Pires é enfática ao dizer, na entrevista a seguir, por e-mail à IHU On-Line, que “não se deve confundir o perdão com o esquecimento, pois seria uma nova forma de violência à memória e à história das vítimas”. Segundo ela, esse é um... "


Roberto Romano: De ditadores a imperadores com pés de barro
" “Ainda não somos uma república democrática. Somos herdeiros melancólicos do absolutismo clássico”, afirma o filósofo Roberto Romano. Para ele, o Brasil continua sendo um país que realiza “pactos políticos feitos pelas oligarquias, sob o patrocínio do... "


Lenio Streck: Reféns da lei. Que Justiça é essa?
" “Nenhuma lei pode proteger de forma deficiente ou insuficiente os direitos humanos fundamentais”, assegura Lenio Streck, professor do PPG em Direito da Unisinos. Como tortura não é crime político, explica, não pode ser alcançada por qualquer lei ou c... "


Deisy Ventura: O regime do medo continua
" O silêncio sobre os fatos ocorridos no período militar representa “uma das maiores lacunas da democracia brasileira”, afirma a Profa. Dra. Deisy Ventura, do curso de Direito da Unisinos. Esquecidos e desconhecidos por boa parte da nação, os atos de t... "


Dalmo Dallari: Brasil: uma democracia pela metade
" A ansiedade de retornar ao sistema democrático levou o Brasil a aceitar a Lei da Anistia, mesmo com equívocos, disse Dalmo Dallari, jurista, à IHU On-Line, em entrevista concedida por telefone. “Na época, havíamos conseguido uma série de avanços: a d... "


Kathryn Sikkink: Ninguém está acima da lei
" A cientista política do departamento de Ciências Políticas da Universidade de Minnesota Kathryn Sikkink afirmou, com exclusividade à IHU On-Line, por e-mail, que “os julgamentos e a punição de torturadores ajudam a construir o Estado de direito, deix... "


O país do perdão
" “Todos os países de vanguarda no mundo, especialmente na Europa, punem os criminosos que torturam presos. Temos, próximos a nós, a Argentina que não perdoa crimes de tortura. Mas o Brasil é o país da anistia e do perdão. Adqui... "


Alfredo Culleton: Ninguém aceita a morte por suposição
" Crimes contra a humanidade são aqueles contra a dignidade humana, “ações que comprometem elementos constitutivos desse modo esquisito de ser animal que é o ser humano”, e a tortura é um deles. A afirmação é do filósofo argentino Alfredo Culleton. Por... "


Eliezer Rizzo de Oliveira: Lei da Anistia contribuiu para a construção da democracia
" “Abraço a tese política de que a Anistia constitui um dos pilares centrais da construção do nosso sistema democrático”, disse o cientista social Eliezer Rizzo de Oliveira na entrevista a seguir, concedida por e-mail à IHU On-Line. Em sua análise, “a ... "

Nenhum comentário: