sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Após denúncia, Condepe pede afastamento de delegado acusado de ser torturador na ditadura militar

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) solicitou ontem, 2, ao secretário de Segurança Pública de São Paulo, Ronaldo Marzagão, o afastamento imediato do delegado titular do 4º Distrito Policial de Presidente Prudente, Dirceu Gravina.
No pedido, o Conselho justifica que o “citado delegado é acusado de ter cometido crimes contra a humanidade, como torturas e assassinatos, sua permanência em função pública é um verdadeiro atentado e uma afronta aos Direitos Humanos e ao Estado Democrático de Direito”.
O Condepe informa ainda ao secretário que existem vítimas e testemunhas que podem comprovar a atuação do delegado Dirceu Gravina como investigador de polícia, conhecido à época da ditadura como "JC", "J. Cristo" e “Jesus Cristo”. Conforme o pedido do Conselho “essas vítimas e testemunhas afirmam que ele, inclusive, era um dos mais violentos policiais do regime militar”.

Leia as matérias da Carta Capital, sobre o delegado Dirceu Gravina e sua atuação nos porões do DOI-Codi (Departamento de Operações de Informações e Centro de Operações de Defesa Interna) de São Paulo.
________ ________
[03.07.2008]Fonte: www.revistaforum.com.br

Nenhum comentário: