sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Seminário

O que resta da ditadura: a exceção brasileira

23, 24 e 25 de setembro - São Paulo / SPFFLCH / Universidade de São Paulo Sala 08 - Conjunto de Filosofia e Ciências Sociais Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária SP

O que resta do passado no presente? O que se mantém como legado na democracia? O que esta memória mobiliza? Estas são algumas das questões quehoje nos são impostas pela herança da ditadura militar no Brasil(1964-1985). As questões sobre o que resta do passado violento no presente é o tema que nos mobiliza a promover o seminário* O que resta da ditadura: a exceção brasileira*. As relações entre a democracia e sua herança autoritária constituem temas fundamentais para a compreensão do presente.

Pensar a catástrofe coletiva dos anos de ditadura leva-nos à reflexão acerca da política e da democracia, sob o olhar crítico da filosofia, percorrendo as questões conceituais em seus vínculos com a dimensão do agir.
*PROGRAMAÇÃO**
Dia 23*
15:30 Abertura: Gabriel Cohn (diretor da FFLCH)
16:00 Mesa "O preço de uma reconciliação extorquida"- Jeanne Marie Gagnebin (Unicamp)- Maria Rita Kehl (Psicanalista)- Tales Ab'Saber (Sedes sapientiae)
19:30 Mesa "Do uso da violência contra o Estado ilegal"- Paulo Arantes (USP)- Marilena Chauí (USP)- Vladimir Safatle (USP)
Dia 24*
16:00 Mesa "Como a mídia e a cultura confrontam-se com o direito à memória"- Eugênio Bucci (USP)- Ricardo Lisias (escritor)- Jayme Ginzburg (USP)
19:30 Mesa "A anomalia brasileira diante do direito internacional"- Marlon Weichert (Procurador da República)- Flavia Piovesan (PUC-SP)- Edson Teles (Uniban)
*Dia 25*Exibição de filmes
14:00 "15 filhos", com a presença da diretora Marta Nehring
17:00 "Corpo", com a presença dos diretores Rubens Rewald e Rossana Foglia

Nenhum comentário: